sábado, 22 de maio de 2010

Asa Voadora Spariane

Asa Voadora Spariane

Detalhes da asa:
Envergadura 1430mm
Flexa 20°
Área da asa 28,6dm²
Alongamento 7,15
Perfil HS30/90
Winglet 210mm
Massa 500 g (máximo de 850 g)
Carga alar 17,5-30g/dm²
Canais 2 com mixagem Delta

Eu sempre desejei construir uma asa do tipo CO2, mas devido a falta de tempo nunca conclui o projeto. Eu já fiz dezenas de asas do tipo Zagi, mas essa asa voadora me chamou a atenção pela simplicidade e por caber dentro do carro com facilidade. O modelo foi baseado no desenho postado no site http://www.aerodesign.de/modelle/HS/hs20.htm e http://www.aerodesign.de/modelle/HS/hs20.htm Está tudo em alemão, mas usando o google dá para traduzir sem problemas.
Para quem desejar construí-la basta pegar a planta e cortar os perfis conforme orientação do desenho postado no site.
Eu não tenho muitos detalhes da construção porque essa asa foi feita às pressas. Eu estava sem rádio e ansioso para testar meu rádio Multiplex Cockpit que acabara de chegar. Porém, eu acredito que seguindo o desenho dá pra construir sem problemas.


Construção

A asa é feita de Poliestireno (Isopor) laminado com fibra de vidro e resina epoxi. O processo de fabricação usa a técnica de vacuo bagging e começa com o corte dos painéis seguindo as especificações do projeto e perfil HS 30/90 Nada impede de contruí-la de isopor P3 com reforço de fita adesiva.
Um detalhe importante antes de cortar os painéis é a torsão (twist) de 2° na ponta de cada painel de asa. É recomendado seguir o projeto para que a asa voe com mais estabilidade, evitando a perda de sustentação na ponta das asas em baixas velocidades.
Os winglets foram feitos de balsa de 1/8" ou 3 mm, e devem ser feitos de madeira mais dura para evitar quebra durante os pousos.
O POD da asa foi feito de chapa de balsa de 3 mm, com reforço de compensado de 1/32" no dorso. Possui bastante espaço interno, o suficiente para caber uma bateria de lipo 3S para quem desejar instalar um motor elétrico.
No 1/3 da asa foi instalada uma longarina de balsa de 4 mm, suficiente para reforçar a asa e evitar torsão.



Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Edson...
muito legal sua asa.
eu fiz uma asa termal baseada no blog voosilencioso, porém ela teve pouca penetração e respondia mto pouco aos comandos...pretendo construir esta SPARIANE...