terça-feira, 16 de novembro de 2010

Primeiro voo do ASW20

No dia 14 de novembro foi feito o primeiro voo do ASW20.
O planador tem uma envergadura de 400 cm, pesa 4500 g e uma carga alar de 61 g/dm². Devido a dificuldade de encontrar um rebocador e ao mesmo tempo as frustaradas tentativas de rebocar com avião, eu preferi instalar um motor elétrico no nariz para decolar usando um triciclo (dolly). Eu sempre fui contra esta opção de reboque (com motor), porque na verdade planador não tem motor, porém, o que se observa atualmente no "mundo dos planadores escala cheia", é uma tendência cada vez maior dos fabricantes de planadores optarem pelo uso de motor , seja ele a combustão ou elétrico, o que importa na verdade é o fato de que não vão necessitar de reboque para voar, além de ter a possibilidade de ligar o motor numa emergência durante o voo.
O voo foi feito na Serra do Vitorino, em Riacho das Almas, um lugar excelente para voo de encosta, muito frequentado por praticantes de voo livre.
Após tudo checado, CG um pouco adiantado, chegou a hora do lançamento. O planador foi lançado pelo meu amigo Hélio Jr. e saiu da mão voando suavemente numa leve ascendente. Não toquei nos comandos, apenas deixei o planador ganhar altura, uma pequena correção de trimagem de aileron para a direita e o modelo ganhou os céus graciosamente.
Fizemos algumas fotos, infelizmente não filmei o voo de estréia, mas deu pra sentir como é voar uma planador escala com 400 cm de envergadura. é muito diferente do voo de planadores menores, a sensação é de que o planador voa lento, suave, sem tendências.
Depois de curtirmos o voo, chegou a hora do pouso, parece simples mas não é. Eu não instalei freios nesse modelo, sofremos um pouco para pousá-lo mas deu tudo certo, depois de algumas passagens baixas, o modelo finalmente pousou depois de um toque num arbusto , girou para a direita e parou sem danos.
A próxima alteração será instalar os freios e melhorar a posição do CG.





















2 comentários:

Agreste Scooter Fã disse...

A experiência de vôo deste planador é singular, seja ele na ótica da escala, seja por acompanhar de perto o surgimento dele, nos passos a passos da contrução pelo Nóbrega.

É um obra de arte, um excelente equipamento, e claro... é um prazer voar algo com 4 metros de envergadura.

Parabéns!

Edson Nóbrega disse...

Hélio.

Sem dúvida é muito diferente, você mesmo constatou quando pilotou o planador.
Ontem eu alterei a posição do CG e percebi que o modelo se comportou totalmente diferente, não foi o mesmo comportamento da estréia. Acredito que o CG deve ficar em 60 mm do bordo de ataque. Eu modifiquei para 67 mm e não ficou bom.