quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Planador ASG 32 Escala 1:3

Eu sempre desejei construir um planador na escala 1:3. De início pensava em construir um ASG 29, porém, após o lançamento do ASG 32,  o mais novo modelo da classe 20 metros da empresa Alexander Scheicher,eu acabei mudando de ideia e comecei a desenhá-lo assim que consegui um bom arquivo em três vistas.

Geralmente os fabricantes - por razões óbvias, não disponibilizam seus desenhos para aeromodelistas mas as grandes empresas fabricantes de planadores (aeromodelos),  tais como Rosenthal, Paritech e Tangent  não devem enfrentar dificuldades de conseguir os desenhos das seções das da fuselagem para construírem os moldes. Como não tenho acesso nem conhecimento para conseguir os projetos, eu tenho que projetar tudo a partir dessa imagem em três vistas acima.

Junção das duas partes da fuselagem 




O projeto das asas é mais fácil porque os perfis são escolhidos dentre os diversos padrões já utilizados nos planadores RC. 

  
Após o projeto, chega a hora de definir o método de construção da fuselagem que servirá de plug para fabricar os moldes. Após ouvir algumas sugestões, optei por fabricá-la seguindo o padrão adotado na construção de barcos de madeira, com laminas de madeira balsa coladas ao longo das cavernas. As peças foram usinadas em fresadora cnc.


A fuselagem é enorme, tem aproximadamente  3 metros de comprimento. Para construí-la eu precisei construir uma mesa maior para caber a planta sobre a qual eu estou montando as peças. Também pensei na dificuldade de levar esse planador para o local de voo, é praticamente impossível colocá-lo num Agile, rsrsrs. Para tanto, fiz um encaixe da fuselagem para dividí-la em duas partes e assim poder transportá-la com mais facilidade.



Seguindo com a construção, as laminas de balsa 1/8"são cortadas com 1 cm de largura para permitir o melhor contorno das cavernas e coladas com cola CA. A lâminas mais estreitas seguem mais facilmente curvatura ao longo da fuselagem.


Continuando. Foi finalizado o revestimento de  uma das partes da fuselagem. Como disse antes, ela será dividida em duas partes que serão fixadas por parafusos e pinos. A imagem abaixo é a metade da primeira parte da fuselagem que vai até a junção com o tubo da cauda. Construída sobre a planta e depois unida a outra metade será uma estrutura muito resistente.



O progresso é muito lento, requer paciência para colar lâmina por lâmina de madeira até a peça tomar a forma oval da fuselagem.



Finalizei a metade da fuselagem. 
A estrutura é muito resistente; o uso de laminas de balsa permitem o perfeito contorno das cavernas de modo que será necessário pouco trabalho para deixar a superfície sem ondulações.


A partir da etapa acima, a construção da outra metade fica mais fácil porque teremos a peça pronta como guia, permitindo um perfeito alinhamento.




Agora estou na fase de acabamento da fuselagem. Antes tive que usinar o nariz o planador na fresadora CNC e colá-l- na fuselagem



Em seguida, colei os perfis da raiz da asa na fuselagem. É um trabalho que requer um ajuste muito preciso porque se ficar desalinhado ou assimétrico, as asas não ficarão com ângulo de incidência diferentes. 


Para facilitar o alinhamento, duas cavernas possuem os suportes para colar o perfil. Desta forma, o alinhamento fica mais fácil.

                                       


Futuramente irei postando a partir do progresso da construção...

6 comentários:

Unknown disse...

Como sempre um belíssimo projeto. Você vai fazer a fôrma para ele?

Agreste Scooter Fã disse...

Ai meu Deus... não sei porque acho que vou querer um desse! Segue avante Nóbrega.. porque no vôo inaugural... eu estarei lá com certeza!

Sergio Alas disse...

Edson já sabe que estou na frente, só passar a rua! estou disponível todas as noite para poder ajudar!

Unknown disse...

Caracas Harpia..neste você se superou..parabéns pela montagem..e serei um forte candidato a ficar com um kit desses..acompanhando ansioso mais passos desta linda construção e o dia da estreia ..abraços..fernando

Edson Nóbrega disse...

Prezados Sergio, Agreste Scooter e Fernando.
Como disse desde o início, é um projeto complexo. Planador desse porte requer muito mais atenção durante a construção; As asas precisam ser construídas com muito cuidado.

Unknown disse...

Amigo.. que projeto e construção linda.. parabens..

o projeto ja encontra-se concluido?? gostaria de saber mais.. se possivel me responda por email.. ribeiro_vi@hotmail.com

Sou proprietário de um rebocador de planadores.. sou de florianoólis/ SC??